Itaú quer reter (e atrair) PMEs com programa de benefícios similar ao das pessoas físicas

Itaú quer reter (e atrair) PMEs com programa de benefícios similar ao das pessoas físicas



Postada em : 13/11/2025

Inspirado no programa de benefícios para pessoas físicas, o Itaú Empresas lançou uma iniciativa semelhante para os clientes PJ do banco. O Mais Vantagens é o primeiro projeto de relacionamento voltado a PMEs desse tipo no Brasil. No momento, 600 mil clientes já têm acesso a experiência, e a expectativa é que até o fim de 2026, o número chegue a 1,7 milhão — toda a base de contas PJ da instituição.

"Nós chegamos a olhar programas internacionais, como o do Bank of America, mas realmente nos inspiramos na mecânica da iniciativa que já tínhamos. Para pessoas físicas, já conseguíamos entregar um alto nível de personalização e queríamos o mesmo para os PJs", diz Maria Estela Novaes, diretora de estratégias para PMEs do Itaú Unibanco. A ideia, diz a executiva, é usar a inteligência de dados do Itaú para melhorar o engajamento dos clientes.

Como a versão para correntistas, o Mais Vantagens tem cinco níveis. O cliente PJ usa produtos do banco e ganha pontos que podem ser trocados por recompensas. A cada nível, a cesta de benefícios é mais parruda. Segundo Novaes, cada empresa tem acesso a um mix personalizado de acordo com seu uso e necessidades. As recompensas vão de descontos em serviços e produtos do próprio Itaú até vouchers para compras em postos de combustíveis ou supermercados e acesso a eventos de networking e capacitação, por exemplo.

Já está sendo testada uma intersecção entre os dois programas (pessoas físicas e jurídicas), em que as recompensas podem ser intercambiadas.

“A necessidade de relacionamento com múltiplas instituições tende a aumentar a complexidade do dia a dia do empresário em tarefas como gestão de crédito, conciliação de pagamentos, resolução de problemas, negociação de preços, entre outros. Clientes que concentram seus negócios conosco, gastam até 70% menos tempo, permitindo maior dedicação a gestão do seu negócio”, diz a executiva.

De acordo com Novaes, a iniciativa funciona tanto para retenção de clientes como para aquisição de novos. Ainda não há resultados, mas, segundo ela, o nível de satisfação de quem já está usando o programa é alto.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios